Conheça o Gold Songs

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Stevie Wonder - 60 Anos

Nesse dia 13 de Maio de 2010, o cantor, compositor e multi-instrumentista Stevie Wonder (Stevland Hardaway Judkins) completa 60 anos de vida. Nascido em 13 de Maio de 1950 em Michigan (EUA), terceiro dos seis filhos de Calvin Judkins e Lula Mae Hardaway. Por ter nascido prematuro em seis semanas, os vasos sanguíneos da parte de trás de seus olhos ainda não tinha chegado na parte frontal e seu crescimento abortado causou o deslocamento da retina (retinopatia da prematuridade) , na incubadora foi feita a oxigenoterapia, porém o excesso de oxigênio o deixou cego. Começou a tocar instrumentos muito cedo, incluindo piano, gaita, bateria e baixo. Durante sua infância foi ativo em um coral de igreja. Depois que sua mãe se separou do seu pai quando Stevie tinha 4 anos, mudou o sobrenome dos filhos para Morris
(Formatura na Escola para Cegos de Michigan em 06/11/1969 com sua Mãe)

Ronnie White do grupo The Miracles dá crédito a seu irmão Gerald White por persistentemente insistir que ele ouvisse o pequeno Stevie em 1961. Após isso, White levou Stevie e sua mãe até a Motown Records. Impressionado com o jovem músico, o Presidente da Motown, Berry Gordy assinou contrato através de um dos selos da Motown, a Tamla Records com o nome de Little Stevie Wonder. Gravou o single, I Call It Pretty Music, But the Old People Call It the Blues, que foi lançado pela Tamla no fim de 1961. Wonder lançou seus dois primeiros álbums, The Jazz Soul of Little Stevie e Tribute to Uncle Ray, em 1962, com pequeno sucesso.


Aos 13 anos alcançou grande sucesso com Fingertips (Part 2) um single de 1963, nessa canção Stevie fazia o vocal e aonda tocava bongô e gaita e na bateria um jovem talento chamado Marvin Gaye (ele mesmo).Essa música chegou no Top 1 e fez com que Little Stevie Wonder alcançasse o grande público.
(Stevie Wonder e Marvin Gaye no Stringfellows Night Club em Londres 1981)

Em 1964, Stevie Wonder fez sua estreia no cinema com Muscle Beach Party fazendo o papel dele próprio, creditado como Little Stevie Wonder. Retornou na sequência do filme, lançada cinco meses depois, Bikini Beach. Ele se apresenta em ambos filmes, cantando Happy Street e Happy Feelin (Dance and Shout), respectivamente. Depois disso em meados dos anos 60, retirou o Little do nome, sendo então chamado de Stevie Wonder.


(Poster do filme Muscle Beach Part de 1964 com participação de Stevie)
Em 21 de Maio de 1971, aos 21 anos, seu contrato com a Motown encerrou, não sendo renovado por Stevie, que de forma independente gravou 2 álbuns, que foram usados como instrumento para melhorar o seu contrato com a Gravadora, que concordou com seus pedidos de total controle criativo e direitos de suas próprias canções, um contrato com mais de 100 páginas, garantiram Royalties elevados para Stevie. Que voltou para a Motown em 1972.



Sucessos imortais como You Are The Sunshine Of My Life, Yester-Me, Yester-You, Yesterday, I Was Made To Love Her, For Once In My Life, I Just Called To Say I Love You, Isn't she Lovely (Inspirada em uma de suas filhas Aisha Morris) transformaram Little em BIG Stevie Wonder. Um homem que lutou contra todas as adversidades, não usou sua deficiência com desculpa e transformou-se em um dos Gênios da Música.

(I Just Called To Say I Love You, Oscar em 1984. FIlme A Dama de Vermelho)


Stevie Wonder ganhou inúmeros prêmios e reconhecimentos:

25 Grammy Awards, inclusive um pelo Conjunto de sua obra em 1996
Em 1983 entrou para o Hall da Fama de Compositores
Em 1984 Ganhou o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Canção por I Just Called To Say I Love You
Em 1989 entrou para o Hall da Fama Do Rock And Roll
Em 2009 foi nomeado Mensageiro da Paz da ONU

(Stevie Wonder e o Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon em 03/12/2009)
Stevie tem 7 filhos de vários relacionamentos e foi casado duas vezes, atualmente é casado com a designer de moda Kai Milla Morris, e dedica-se dedica-se à causas humanitárias, sociais e políticas. Foi apoiador da campanha do Presidente Barack Obama.


Parabéns Big Stevie Wonder

Farley Cerri

Fontes: Wikipedia, steviewonder.net, acervo Farley

Nenhum comentário: