Conheça o Gold Songs

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pete Townshend - The Who - 65 Anos

Peter Dennis Blandford Townshend, nasceu em Londres no dia 19 de maio de 1945, hoje é aniversário de 65 anos de um dos mais influentes guitarristas do mundo, compositor, escritor e multi instrumentista.. Sua maior façanha entretanto é fazer parte de um dos maiores Grupos de Rock de todos os tempos: The Who.

Seu pai Cliff era saxofonista, sua mãe Betty cantora, o interesse pela música foi natural, e demonstrada desde cedo, com 12 anos recebeu de sua avó o primeiro violão. A exposição ao Rock And Roll Americano, foi  o grande impulso que faltava para Townshend escolher o seu caminho musical.

Em 1961 Townshend e John Entwistle (The Who), colegas de Escola, fundaram sua primeira Banda The Confederates, que na verdade era um Dueto de Dixieland (sub gênero do Jazz)  com  Townshend no Banjo e Entwistle no Trompete. Participaram de outros projetos até entrarem para o The Detours, uma banda de Skiffle (Folk com influência no Jazz, Country e Blues) encabeçada pelo então metalúrgico Roger Daltrey que, sob a liderança de Townshend, transformaria-se mais tarde no The Who. Convencidos pelo Publicitário Peter Meaden, mudaram o nome para The High Numbers e assumiram um estilo Mod (terninhos justos e estilo moderno).Depois de lançarem um compacto: Zoot Suit, eles assinaram contrato com dois novos empresários, Chris   Stamp e Kit Lambert. Era o início da carreira do The Who.

Depois de alguns meses o The High Numbers voltou a se chamar The Who. Os primeiros compactos que Townshend compôs para a banda,são verdadeiros Hinos do Rock: I Can't Explain, Substitute e My Generation. O The Who foi uma das Bandas responsáveis pela "Invasão Britânica" aos EUA na década de 60Townshend se tornou conhecido por seu estilo excêntrico no palco, freqüentemente interrompendo os shows para dar longas explicações sobre as músicas, girando seu braço direito contra as cordas da guitarra e às vezes destruindo completamente seu instrumento. 

Embora a primeira guitarra tenha sido quebrada por acidente, a destruição no palco se tornaria uma rotina nas apresentações da banda. Townshend, sempre volúvel em suas entrevistas, relacionaria mais tarde essa rotina com as teorias do pintor austríaco Gustav Metzeger sobre a Arte Auto-destrutiva, as quais ele foi exposto na escola de arte.
            (Pete Townshend e Eric Clapton)
Uma noite Pete TownshendEric Clapton, viram uma apresentação de Jimi Hendrix e ficaram tão impressionados, que chegaram a falar que pensavam que sabiam tocar guitarra, mas que ainda não sabiam nada.

Townshend se destacou como compositor principal do grupo, contribuindo com mais de 100 canções espalhadas entre os 10 álbuns de estúdio da banda. Entre seus trabalhos mais conhecidos está a criação de Tommy, para o qual o termo Ópera Rock  foi criado, além da inovação no uso de feedback e a introdução do sintetizador como um instrumento de rock. Townshend também demonstrou um talento prodigioso na guitarra, sendo de importância primordial no desenvolvimento de um estilo único que combinava aspectos de guitarra rítmica e base numa mistura característica de abandono e sutileza.

Entre as maiores influências de Townshend na guitarra estão Link Wray, John Lee Hooker e Hank Marvin do The Shadows. No final dos anos 70 ele teve a chance de tocar com seu herói Hank Marvin durante as sessões da Rockestra de Paul McCartney, juntamente com outros gênios da música: David Gilmour, John Bonham e Ronnie Lane.
            (Hank Marvin, Guitarrista do The Shadows e ídolo de Pete Townshend)
Townshend sofre de surdez parcial e tinitus (zumbido) como resultado da exposição frequente à música em volume alto através de fones de ouvido e em shows. Em 1989, ele contribuiu para a fundação da H.E.A.R. (Hearing Education and Awareness for Rockers), organização sem fins lucrativos que atua na divulgação e prevenção de problemas auditivos entre músicos.

Embora mais conhecido por sua carreira musical, Pete Townshend se envolveu ostensivamente com o mundo literário, escrevendo artigos em jornais e revistas, resenhas de livros, ensaios e roteiros.

Um homem com sede de música. Desde o final dos anos 80, Townshend não parou por nenhum momento, vem participando de uma série de concertos e turnês de reunião e despedida com o The Who, incluindo uma turnê em 2002 realizada logo após a morte do baixista Entwistle. Em setembro de 2005, Townshend deu início a um blog para a divulgação em capítulos de um romance semi-autobiográfico intitulado The Boy Who Heard Music, declarando que a história serviria de pano de fundo ao primeiro álbum de inéditas do Who desde 1982. Em meados de dezembro de 2005, Bill Curbshley, empresário da banda, anunciou para 2006 a última turnê em larga escala do grupo, com datas pela Europa, América do Norte, Japão, Austrália e América do Sul. Em outubro de 2006, Endless Wire foi lançado. Em 2009 um super show na intervalo do Super Bowl (O maior evento esportivo dos EUA) lançou os holofotes novamente sobre o The Who, um detalhe, na Bateria o Filho do Beatle Ringo Starr, Zak Starkey.
           (The Who no Super Bowl 2009 - Na Bateria Zak Starkey)

Townshend foi casado com Karen Astley de 1968 a 1994. Eles tiveram três filhos, Emma (nascida em 1969), Aminta (nascida em 1971) e Joseph (nascido em 1989). Embora separado, o casal não se divorciou oficialmente. Pete vive atualmente em Richmond, Inglaterra, com a cantora e pianista Rachel Fuller.
           (Peter Townshend e sua esposa Rachel Fuller)

Fontes: Wikipédia.com, thewho.com, Biografia Eric Clapton, Acervo Farley

Parabéns Pete...Farley

Nenhum comentário: