Conheça o Gold Songs

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Roger Waters - 67 Anos - Pink Floyd Forever

06 de Setembro é um dia super importante, primeiro é aniversário da minha mãe, falando nisso, parabéns Lyn por mais um ano de amor. Outro é o Aniversário de um dos grandes Gênios da nossa música. George Roger Waters, mundialmente conhecido por Roger Waters, baixista, cantor, compositor e co-fundador do maior Grupo de Rock Progressivo da história, o Pink Floyd.

Roger nasceu em Great Bookham, vilarejo do condado de Surrey no Reino Unido. Depois da morte do seu pai Eric Fletcher Waters, sua mãe Mary Waters mudou-se com Roger e seu outro irmão para Cambridge. A morte e conseqüente ausência paterna foi com certeza o maior trauma na vida de Roger Waters e influenciou toda a sua obra. Durante todos os períodos da trajetória do Pink Floyd, esse fato foi retratado.Vale citar: Corporal Clegg (Saucerful Of Secrets - 1968), Us And Them (The Dark Side Of The Moon - 1973), The Wall (1979) e The Final Cut (1983), álbum esse que selou o destino de Roger no Grupo, sendo seu último trabalho no Pink Floyd, culminando no rompimento definitivo em 1985.

INÍCIO

Em 1963, Roger Waters e Nick Mason que estudavam Arquitetura na Regent Street Polytechnic de Londres, eles juntamente com Keith Noble, Clive Metcalfe, Sheilagh Noble (irmã de Keith) e um pouco depois fechando o sexteto Richard Wright. Surgia o Sigma 6, passando por algumas mudanças de nome como MegadeathsArchitectural Abdabs, The Tea Set...O importante é que o embrião do que viria a ser o Pink Floyd estava pronto. Depois alguns nomes foram aparecendo, o guitarrista Bob Klose, Chris Dennis, o amigo de infância de Roger, Syd Barret...Ouviu-se pela primeira vez The Pink Floyd Sound.
Alguns membros foram saindo, como Dennis que partiu pra guerra e outros que seguiram seus caminhos, estava montado o Pink Floyd em 1965 como um Quinteto, formado porSyd Barret, Roger Waters, Nick Mason, Richard Wright, Bob Klose.

1ª formação do Pink Floyd: Syd Barret, Roger Waters, Nick Mason, Richard Wright, Bob Klose

1968 - Mais uma vez um quinteto com David Gilmour
O nome Pink Floyd foi tirando de dois Bluesmen que Syd gostava e tinha na sua coleção: Pink Anderson e Floyd Council. A primeira fase do Pink Floyd foi Psicodélica, com muitas experimentações e apresentações no circuito Underground Londrino. O primeiro álbum que já não contava com Bob Klose, o The Piper At The Gates OF Dawn (1967), retrata bem essa fase.
No final de 1967 com a degradação desenfreada de Syd Barret desencadeada pelo uso excessivo de LSD,  o grupo trouxe um outro amigo para cobrir as ausências de Syd, David Gilmour, que havia visto algumas apresentações do The Tea Set, dois anos antes. Mais uma vez (e pela última) o Pink Floyd era um Quinteto
A Saucerful Of Secrets foi lançado em 1968 e também foi o último trabalho com algumas assinaturas de Syd Barret, que em Março desse ano, foi definitivamente afastado do grupo, chegando a ser internado para tratamento.
Após esse fato ficava consolidada a liderança de Roger Waters e o controle de criação do Pink Floyd, e também ficava registrado a formação clássica do grupo: Roger Waters (Baixo/Vocal), David Gilmour (Guitarra/Vocal), Richard Wright (Teclados/Vocal), Nick Mason (Bateria)

Formação Clássica: Waters, Gilmour, Mason e Wright
Dark Side - 1973 - Recordista Absoluto
Os anos 70 foram os mais consagradores do Grupo, até o lançamento do The Dark Side Of The Moon de 1973 que consolidou definitivamente como o Maior Grupo de Rock Progressivo de todos os tempos, esse álbum ficou de 1973 a 1988 741 Semanas nas paradas de sucesso.

Os anos foram passando e os problemas aumentando, na sua maioria pelo papel de liderança às vezes exagerada de Roger, o que causava conflitos cada vez maiores com David Gilmour. A relação rompeu definitivamente com as gravações do The Final Cut de 1983, Roger demitiu Richard Wright, assinou todas as faixas e ficou como quase todos os fãs podem atestar, um álbum solo de Roger Waters com a assinatura do Pink Floyd.

Último Álbum com Pink Floyd (1983)
Depois disso uma batalha judicial foi travada em relação ao nome Pink Floyd. Roger alegava que como ele e Syd Barret eram os co-fundadores do grupo, não tinha sentido usar o nome do grupo tendo apenas 2 membros da formação original (Nick e Richard). Ele perdeu, e em 1987 surgia o primeiro álbum da Era David Gilmour: A Momentary Lapse Of Reason (Mas isso é uma outra história)

Roger Gravou alguns trabalhos interessantes, outros nem tanto, compôs uma ópera Ça Ira (lê-se sá irrá) e fez alguns shows memoráveis, como o The Wall Live In Berlin de 1990, uma Ode a liberdade e uma celebração pela Queda do Muro de Berlin. Um dos maiores shows de Rock de Todos os Tempos. A Turnê In The Flesh no início dos anos 2000, trouxe o álbum The Dark Side Of The Moon na íntegra. E em 2010 ele novamente está com uma turnê na estrada, dessa vez interpretando o álbum The Wall de 1979 na íntegra.

Roger Waters The Wall 2010 - David Gilmour vai Participar
Roger chegou a dizer que nunca mais, sob nenhuma condição, voltaria a tocar com o Pink Floyd  novamente, mas em 02 de Julho de 2005, Bob Geldof que interpretou o Roqueiro Pink no filme The Wall de 1982, conseguiu a proeza de juntar o Pink Floyd com sua formação original, cantando 4 clássicos e emocionando todos, no evento Live 8, organizado pelo próprio Bob.

Pink Floyd Reunion - Live 8 - 2005
Por essas e outras...Eu teria que colocar muito mais coisas aqui, isso é só um resumo de fã. Desejamos um feliz aniversário ao Roger, e que ele traga essa turnê para o Brasil, onde já esteve em outras duas oportunidades.

DISCOGRAFIA CARREIRA SOLO:

Último Álbum - Ópera
1970 - Music From The Body
1984 - The Pros And Cons Of Hitch Hiking
1987 - Radio K.A.O.S.
1990 - The Wall - Live In Berlin
1992 - Amused To Death
2000 - In The Flesh - Live
2002 - The Flickering Flame: The Solo Years Volume 1
2005 - Ça Ira 
Farley

PS: Mais uma vez, parabéns pra minha mãe também...Êta coincidência porreta!
Parabéns Mãe! Te amo!

Nenhum comentário: